11/04/2013

PENSAMENTO POSITIVO



Há poucos dias, alguém me enviava uma mensagem na minha página do facebook de Maria José Leitão - Escritora, desabafando sobre suas dores. Dizia que muitas coisas que tem lido, escritas por mim, nomeadamente nas notas, que a ajudam a levantar o astral e a manter-se com mais fé, esperança e muita positividade.


Dentro do tipo de desabafos que essa pessoa fez, imagino que haja mais pessoas com o mesmo tipo de dúvidas e sofrimento.
Para todas, apenas quero dizer que as decepções são uma constante e fazem parte do dia a dia das nossas vidas. Ninguém está imune!
Não devemos esperar demasiado de um amigo, de um irmão ou de um amor.
Muitas vezes, as maiores decepções chegam das pessoas que mais amamos, a quem demos tudo o que de mais valor tínhamos para dar.

Por experiência pessoal, posso dizer que já sofri das maiores decepções com várias pessoas que amava muito, mas tive duas delas que foram de uma maior dor, porque não esperava jamais, só por isso...não esperava mesmo!
Sofri muito com ambas, porque eram amizades, cumplicidades e intimidades de mais de duas dezenas de anos. Doeu demais.

Aos poucos, vai passando, mas essas duas cicatrizes vão ficar para sempre tatuadas no meu corpo. E ainda bem, porque assim, vou lembrar-me sempre, ainda que cada vez menos, do tanto que sofri.
A minha entrega futura e a fasquia que tenho traçada para todos os que me envolvem, continua alta, mas com a diferença de que não me deixarei ir mais abaixo do que já fui nessas duas vezes.
Tive os meus momentos de ódio,raiva, revolta e finalmente de luto. Felizmente que não sou pessoa de guardar nenhum desses péssimos sentimentos por muito tempo.

Ódio e raiva, na minha opinião, são as piores coisas que um ser humano pode sentir. Quando se está nesse "estado", a gente não pensa em mais nada. Há uma fixação que quase nos cega. Deixamos de viver e, ao mesmo tempo estamos a travar tudo o que de bom e de novo quer vir ao nosso encontro.
Então, eu apenas digo que não vale a pena deixar-se ficar nesse estado muito tempo. 
Quem disser que não é preciso passar por esses momentos em situações de grandes decepções, MENTE!
Temos que passar sim! Temos que sentir raiva e ódio e falar disso o tempo que precisarmos para esvaziar a nossa mente e o nosso coração de tudo o que nos fez mal. Não podemos, e, nem devemos é fazer disso o nosso "estado" de vida.

Depois de uns meses, temos que seguir em frente e fazer um esforço tão grande, quanto cada um precise, para parar de pensar no que já foi...no que já era!
Não adianta prendermos o percurso da nossa vida por quem não nos mereceu a amizade boa, pura e de total entrega.

Se continuarmos a matutar nisso, vamos ser prejudicados em dobro, no mínimo. Primeiro, porque sofremos e até podemos ficar seriamente doentes e segundo porque não deixamos a nossa vida avançar...ir em frente.
Isto serve para tudo, tal como já referi. Amores, amigos e família!
Se a dor for demasiada (como eu própria já senti), arranje forma de se focar num projeto novo, ou dar maior atenção ao que já tem no momento. Há imensas coisas que nos aliviam e ajudam a desfocar dessas dores, especificamente.

Ler e escrever é uma delas. Eu também pinto e ajuda-me muito, mas para quem não pinta, certamente tem outras coisas que sabe e adora fazer, além de ler. Sair de casa e dar uma volta num parque com um livro, ou ir até á Fnac e passar lá uma tarde, é excelente! Garanto que enquanto estiverem dentro de uma livraria, a vossa mente fica limpa e pronta a absorver tudo o que pegarem. Nem que não gostem de ler, só de ver e pegar em livros e revistas, ficam muito melhores.

Lembrem-se também que, quem não faz mais parte da nossa vida, é porque já não tem que fazer. É porque algo bem melhor nos aguarda, nos está reservado. O que importa é o pensamento positivo, arranjar desculpas para justificar o que não interessa mais de forma positiva.

É este o meu lema de vida e de pensamento. Sempre penso que se alguma coisa não deu certo...foi porque não tinha que dar e que muito provavelmente, seria mau para mim. Este é o pensamento que devemos ter sempre! (M.J.L.)

Sem comentários:

Enviar um comentário